Site realiza cotação e auxilia a compra de produtos de farmácia

Em pesquisa realizada com mais de 300 farmácias de médio e pequeno porte no Rio de Janeiro, os criadores do FarmaPrática identificaram que existe uma forte necessidade de implementar vendas online para os consumidores. “Cerca de 87% dos entrevistados afirmaram estar asfixiados financeiramente e demonstraram interesse em ter mais um canal de vendas direta”, afirma Vanessa Araujo, Diretora de Operações da plataforma. Neste cenário, na contramão da crise, surge o FarmaPrática, site de comparação de preços de remédios e produtos de farmácia que conecta clientes finais aos estabelecimentos.

“Nosso sistema online facilita a cotação e o pedido de produtos de farmácia, diminuindo o tempo e a dificuldade de comparar preços em diferentes farmácias. As pesquisas apontam que a diferença de preços de um mesmo produto em diferentes farmácias pode gerar uma grande economia aos consumidores. O sistema também beneficia o comércio local, ampliando sua visibilidade, e consequentemente as vendas”, afirma Vanessa.

Criada por três empresários no Rio de Janeiro, a startup atende, principalmente, as pequenas e médias farmácias das regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Curica e Itanhangá, Zona Sul, Ilha do Governador e Centro do Rio que possuem delivery imediato. A expectativa é de ampliar a atuação para outros bairros da cidade até o fim do ano. De acordo com Fernando Araujo, um dos mentores da plataforma e professor de empreendedorismo e pesquisador do Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF (Universidade Federal Fluminense), faltava um mecanismo de compra que pudesse proporcionar aos consumidores comodidade e economia ao mesmo tempo. E que também pudesse contribuir com o crescimento das farmácias de bairro, que não contam, muitas vezes, com estrutura comercial e de marketing como as grandes redes.

“Nossa missão é fazer com que essas farmácias que promovem delivery cresçam, com perspectiva de incrementar as vendas em 40%”, acrescenta Vanessa.

Resemar Silva, proprietário da Farmatrim, localizada no Itanhangá, foi um dos primeiros a aderir ao FarmaPrática. O empresário conta que antes da plataforma, seu único de meio de divulgar a farmácia era através de imã de geladeira e que em pouco tempo utilizando o FarmaPrática, suas vendas tiveram um salto. “A farmácia é localizada dentro de um pequeno centro comercial, com o forte em delivery. Minha equipe responde a todas as cotações brevemente, e já notamos um aumento bem significativo com os pedidos online”, comemora.

Um dos diferenciais da plataforma é não ser somente um ‘aplicativo’, ou seja, não ocupa espaço nos smartphones. Outro ponto positivo do FarmaPrática é a praticidade, conveniência e comodidade que o site oferece aos usuários.

“Somos um portal responsivo que pode ser acessado de computadores e dispositivos móveis”, acrescenta Vanessa.

Até setembro deste ano, as farmácias que aderirem ao FarmaPrática serão isentas da taxa de comissão sob as vendas. “Queremos que o consumidor tenha acesso a preços dinâmicos, ele pode fazer sua lista de medicamentos fixos, por exemplo, e fazer cotações em dias diferentes até efetivar a compra”, finaliza Vanessa.

                              

COMO PEDIR PELO FARMAPRÁTICA:

Entre no site do FarmaPrática (https://www.farmapratica.com.br/), insira o endereço para consultar as farmácias mais próximas de você. Faça a busca pelos produtos ou medicamentos desejados. Clique em “Minha lista” e defina a quantidade desejada de cada medicamento ou produto adicionado. Depois clique em “Solicitar Cotação”. Em 5 minutos você receberá a cotação solicitada. Selecione a farmácia desejada e a forma de pagamento para finalizar o pedido. O cliente faz o pagamento diretamente para a própria farmácia, no ato da entrega.

Fonte: Assessoria de Imprensa/FarmaPrática