ABCFARMA vai integrar novo comitê sobre rastreamento de medicamentos

ABCFARMA vai integrar novo comitê sobre rastreamento de medicamentos

No dia 28 de julho, foi publicada, no Diário Oficial, a Portaria nº 1.260/17, que institui, no âmbito da Anvisa, o Comitê de Acompanhamento da Fase Experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). Algumas das atribuições desse Comitê são assessorar a Anvisa na implantação e execução da Fase Experimental do SNCM, apoiar a identificação de critérios e parâmetros técnicos e operacionais para execução da fase experimental do SNCM e dar suporte à Anvisa na articulação com os membros da cadeia de movimentação de medicamentos envolvidos na nessa fase. Confira todas as informações.

A ABCFARMA, integrará o Comitê, com a participação do presidente da entidade, Pedro Zidoi, e do assessor jurídico Rafael Espinhel. Leia mais sobre o assunto. 

O SNCM tem como objetivo controlar a produção, distribuição, comercialização, dispensação e a prescrição médica. No dia 15 de maio deste ano, foi publicada a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 157, que determina novos mecanismos e procedimentos para o rastreamento de medicamentos. No âmbito do SNCM, os rastreamentos acontecerão por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados em produtos farmacêuticos que circulem em território nacional.

Fonte: ABCFARMA

Empresas do varejo farmacêutico são premiadas pela revista Exame

Empresas do varejo farmacêutico são premiadas pela revista Exame

A revista Exame premiou, no dia 7 de agosto, as empresas que se destacaram em 20 setores da economia em 2016, além da melhor do Agronegócio e Empresa do Ano. Elas são analisadas no levantamento Melhores e Maiores, realizado pela Exame em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. No setor farmacêutico, algumas das que mais se destacaram foram Laboratório Cristália, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, Farmácia Pague Menos, Hypermarcas, Novartis, Panvel Farmácias, Pfizer, Profarma, RaiaDrogasil, Roche e Sanofi.

Confira a tabela completa dos Melhores e Maiores de 2016.

Comunicação Ascoferj

Aspen Pharma comemora oito anos de atuação no Brasil

Aspen Pharma comemora oito anos de atuação no Brasil

A farmacêutica se estabeleceu no Rio de Janeiro em 2009, como parte de uma estratégia de expansão da marca na América Latina. Em seus oito anos de atuação no país, a Aspen tem seguido estratégias eficazes que tornaram alguns produtos do portfólio da empresa sucesso de vendas, como o tradicional Leite de Magnésia de Phillips, e o fitoterápico Calman.

Com um plano focado em aquisição de produtos tradicionais e maduros, e o crescimento orgânico desses medicamentos, a farmacêutica tem previsto ainda para esse ano o lançamento de um produto próprio da linha do Leite de Magnésia de Phillips.

No âmbito internacional, em 2016 o Grupo Aspen consolidou sua presença no segmento de anestésicos com duas grandes aquisições: sete produtos da AstraZeneca e o portfólio completo desse segmento da GlaxoSmithKline (GSK) completando sua estratégia de expansão no mercado farmacêutico mundial e consolidando o Grupo Aspen como um dos maiores fornecedores de anestésicos do mundo.

De acordo com Alexandre França, CEO da Aspen Pharma no Brasil, a aquisição de produtos de grandes indústrias faz parte da estratégia de crescimento da companhia no mercado brasileiro e mundial.

“Em nossos oito anos de atuação no Brasil tivemos a liberdade de estabelecer processos e conceitos, além de planejar e estudar o portfólio de produtos oferecidos”, afirma França. “Nosso objetivo é continuar proporcionando ao mercado toda a excelência e inovação pela qual o grupo Aspen é conhecido, seja pelo desenvolvimento de produtos tradicionais no mercado ou de marca própria”, finaliza o CEO.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Aspen Pharma

 

ABCFARMA apoia a realização de eventos que incentivem os empreendedores do varejo farmacêutico, como a Expo Pharma

ABCFARMA apoia a realização de eventos que incentivem os empreendedores do varejo farmacêutico, como a Expo Pharma

Não se pode falar em eventos para o varejo farmacêutico sem mencionar a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico. Afinal, ao longo de sua existência, a ABCFARMA realizou 32 convenções itinerantes pelo país. Uma expertise que avaliza o apoio dado pela Associação à Expo Pharma. Segundo o presidente da entidade, Pedro Zidoi, chegou a hora de transferir a responsabilidade da realização desses encontros. “As feiras permitem aos profissionais do setor fazer novos contatos, adquirir conhecimentos e oportunidades de bons negócios – e esses têm sido sempre o objetivo da Expo Pharma”, resume.

O presidente da ABCFARMA e membro da Academia Nacional de Farmácia falou ainda da expectativa entre uma e outra edição para os empresários: “Os frequentadores da Expo Pharma, ano a ano, levam para casa e para seus negócios conhecimentos que podem ser postos em prática. E ficam aguardando o próximo ano, pois com certeza retornarão para outra Expo Pharma, na certeza de que serão dias de encontro com amigos e fornecedores, um investimento para alavancar o sucesso de sua empresa.

“E ser ambiente para realização de grandes negócios é como o evento está se preparando para 2017. Segundo Fátima Facuri, diretora da Open Brasil e organizadora da feira, “o principal objetivo da Expo Pharma, de 12 a 14 de setembro, no Riocentro, é trazer de volta ao Rio a possibilidade do mercado farma interagir, se fortalecer mutuamente. Nossos expositores estão se preparando neste mês derradeiro e temos a certeza que trarão grandes oportunidades para o público. Contamos com a presença de todos”.

As inscrições para participar da Expo Pharma 2017 já estão abertas e podem ser realizada pelo site www.expopharma.com.br.

AGENDA

Expo Pharma 2017

Local: Riocentro, Pavilhão 5 – térreo

Data da Feira: 12, 13 e 14 de setembro

Organização: Expo Pharma

Realização: Open Brasil Promoção e Eventos

Fonte: Assessoria de Imprensa/Expo Pharma

Genéricos lideram crescimento de vendas de medicamentos para principais doenças crônicas no primeiro semestre

Genéricos lideram crescimento de vendas de medicamentos para principais doenças crônicas no primeiro semestre

A crise econômica do País aliada à diminuição do poder de compra da população, acelerou as vendas dos medicamentos genéricos para doenças crônicas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Levantamento realizado pela PróGenéricos (Associação das Indústrias de Medicamentos Genéricos), com base nos dados do IMS Health – instituto que audita o varejo farmacêutico no Brasil e no mundo, mostra os genéricos foram o segmento que mais cresceu nas classes de medicamentos para tratamento de hipertensão, colesterol alto e diabetes.

De acordo com o estudo, o maior avanço dos genéricos se deu entre os medicamentos para colesterol alto. As vendas de genéricos para o tratamento da doença, em unidades, registraram expansão de 35,92% no primeiro semestre do ano no comparativo com o mesmo período do ano anterior. No mesmo intervalo, os similares para a mesma classe de medicamentos apresentaram retração de 15,74%, enquanto os medicamentos de referência encolheram 13,80%, no mesmo período. A participação dos genéricos no mercado total para essa classe terapêutica subiu 11,82 pontos percentuais, fechando o primeiro semestre do ano com 56,37% frente aos 44,55% do ano anterior.

Os medicamentos para hipertensão também assistiram ao avanço dos genéricos no primeiro semestre: 16,63% de crescimento entre janeiro e junho na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Os similares para esta classe de medicamentos tiveram crescimento de 0,95% e o referência 0,98% no mesmo período.  Com isso, os genéricos ganharam 3,20 pontos percentuais de market share nesta que é uma das principais classes de medicamentos crônicos do mercado brasileiro, subindo de 66,20%, no primeiro semestre de 2016, para 69,41 nos primeiros seis meses deste ano.

Os genéricos também lideraram a expansão na categoria de medicamentos para tratamento de diabetes. As vendas em unidades dos genéricos para esta classe de medicamentos cresceu 19,19% no primeiro semestre deste ano contra igual intervalo de 2016. Os similares no mesmo período encolheram 5,04% enquanto os medicamentos de referência cresceram 17,18%. O market share dos genéricos avançou 2,03% neste intervalo.

 

Série longa

O crescimento dos genéricos para doenças crônicas também pode ser verificado na série mais longa de vendas. O estudo da Pró Genéricos mostra que no comparativo do primeiro semestre dos últimos três anos (2015, 2016, 2017), os genéricos  experimentaram crescimento ainda mais expressivo sobre os similares e medicamentos de referência.

No caso dos antilipêmicos por exemplo, os genéricos cresceram 60,78% no acumulado dos três primeiros de 2015 a 2017 contra retração de 7,78% dos similares e de encolhimento de 18,94% dos medicamentos de referência. O salto de market share dos genéricos neste período foi de 14,29 pontos percentuais: de 42,08% para 56,37%.

No caso dos anti-hipertensivos, os genéricos cresceram 36,08% no acumulado da série histórica de primeiro semestre entre 2015 a 2017. Já os similares e os medicamentos de marca cresceram apenas 2,22% e o referência 0,98% no mesmo período, respectivamente. Neste caso, os genéricos avançaram 6,5 pontos percentuais em participação de mercado, saltando de 62,91% no primeiro semestre de 2015 para 69,41% no primeiro semestre deste ano.

Nos medicamentos para diabetes, o fenômeno se repete. No acumulado dos primeiros seis meses entre 2015 e 2017, os genéricos cresceram 40,24%, contra expansão de 5,20% dos similares e 28,67% dos medicamentos de referência. Nesta classe, os genéricos ganharam 3,58 pontos de participação em vendas: de 36,66%, em 2015, de share para 40,24% de participação no primeiro semestre deste ano.

Acesso

“Os medicamentos genéricos, que combinam preço menor, qualidade e eficácia, vêm desempenhando seu papel social, permitindo que os brasileiros continuem se medicando mesmo nos momentos de crise econômica”, diz Telma Salles Presidente da PróGenéricos.

Com preços em média 60% menores que os medicamentos de referência (35% por lei), os genéricos já proporcionaram uma economia de aproximadamente R$ 90 bilhões aos brasileiros em gastos com medicamentos desde que chegaram ao mercado há 18 anos, em 1999.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PróGenéricos

Rede de Drogaria Retiro realiza terceira edição da campanha Tiro Certo

Rede de Drogaria Retiro realiza terceira edição da campanha Tiro Certo

destaques

Colaboradores premiados no Troféu Destaque Tiro Certo temporada 2016 – 2017 das categorias balconistas, perfumistas, farmacêuticos, gerentes, supervisão e melhor loja.

A Drogaria Retiro realizou no dia 2 de agosto, pelo terceiro ano, o evento Tiro Certo, uma campanha que tem como objetivo incentivar o relacionamento entre a rede com seus fornecedores, distribuidores e colaboradores internos. Na ocasião, um jantar foi oferecido e os participantes também puderam conhecer os colaboradores que mais se destacaram no ano anterior.

O proprietário da rede Adriano Oliveira Santos explicou que o encontro, além de buscar a melhoraria na relação entre empresa e parceiros, destacou os melhores balconistas, gerentes e perfumistas, que receberam premiações a partir dos resultados alcançados ao longo do ano. “O evento também possibilitou  entender como é o trabalho dos colaboradores no ponto de venda, que atuam diretamente com o produto e o cliente final”, afirmou Adriano.

A cada trimestre, a rede também realiza premiações entre funcionários.

equipe

A partir da direita, o presidente da rede Retiro, Adriano Santos; o diretor geral, Paulo Padro; o convidado da indústria Forhealth, Marcus Cavallari; e o gerente de Compras, Igos Fusco.

Comunicação Ascoferj